Visão geral
O que significa CEFR e para quê serve? Veja só, quando você faz um teste de inglês, recebe uma pontuação. De costume, você também obterá alguma indicação do que essa pontuação significa, expressa como um nível de inglês ou um tipo de rótulo, por exemplo, “iniciante” ou “avançado“. Há muitos sistemas de nivelamento de inglês diferentes em uso por todo o mundo, e uma variedade ainda maior de testes de inglês, que possuem sistemas de nivelamento implícitos ou explícitos embutidos em sua pontuação. Alguns esquemas de nivelamento de inglês são integrados a um teste de inglês específico, enquanto outros são estruturas teóricas sem nenhum teste associado.
O que significa CEFR e para quê serve?
O que é o CEFR?
A sigla CEFR quer dizer “Common European Frame of Reference”, ou “Quadro de Referência Comum Europeu O CEFR”. De maneira resumida, é um dos muitos quadros que descrevem a sua proficiência linguística. Existem inúmerasvestruturas com objetivos semelhantes, incluindo as Diretrizes de Proficiência do Conselho Americano para o Ensino de Línguas Estrangeiras (ACTFL), o Canadian Language Benchmarks (CLB) e a escala Interagency Language Roundtable (ILR).
Embora o CEFR seja uma escala europeia e especificamente projetado para ser aplicado a qualquer língua europeia, agora está se tornando uma estrutura padrão mundial para habilidades linguísticas, especialmente línguas europeias, incluindo o inglês. O CEFR não está vinculado a nenhum teste de idioma específico – e a maioria dos testes de idioma padronizados agora oferece equivalentes de nível CEFR.
De onde veio o CEFR?
O CEFR foi elaborado pelo Conselho da Europa na década de 1990 como parte de um esforço mais amplo para promover a colaboração entre professores de línguas em todos os países europeus. O Conselho da Europa também queria melhorar a clareza para empregadores e instituições de ensino que precisavam avaliar a proficiência linguística dos candidatos. A estrutura deve ser usada tanto no ensino quanto na avaliação.
Em vez de estar vinculado a um teste específico, o CEFR é uma coleção de declarações que podem ser feitas e que listam as funções que você poderá realizar usando um idioma estrangeiro em qualquer nível de proficiência. Por exemplo, uma das declarações de confiança de nível B1 é “Pode produzir texto simples conectado sobre tópicos que são familiares ou de interesse pessoal”. Um professor de qualquer língua estrangeira pode usar essas afirmações positivas para avaliá-lo e planejar aulas para suprir as lacunas em seu conhecimento.
Por que o CEFR é importante?
Na Europa, o CEFR é cada vez mais a forma padrão de descrever seu nível de proficiência em uma língua estrangeira, especialmente em um ambiente acadêmico. Se você estudou mais de um idioma, como a maioria dos europeus, o CEFR é uma forma convenientemente padronizada de apresentar dois ou mais idiomas em seu currículo. Na escola ou universidade, o CEFR é a estrutura padrão em toda a Europa e pode ser usado sem reservas.
Portanto, em um ambiente corporativo, o CEFR não é amplamente compreendido. Se você decidir usar o CEFR em seu currículo por motivos profissionais, ainda é uma prática recomendada incluir um descritor de nível, uma pontuação de teste padronizada e exemplos de casos em que você usou suas habilidades linguísticas (estudar no exterior, trabalhar no exterior, etc.)
Quem usa o CEFR?
O CEFR é amplamente utilizado no ensino de línguas, tanto no setor de educação pública quanto em escolas particulares de línguas. Em muitos países, substituiu os sistemas de nivelamento anteriores usados no ensino de línguas estrangeiras. A maioria dos ministérios da educação na Europa tem uma meta explícita baseada no CEFR para todos os alunos que deixam o ensino médio, por exemplo, B2 em sua primeira língua estrangeira, B1 na segunda. Para quem procura emprego, muitos europeus adultos usam uma pontuação de teste padronizada, como o TOEIC, para descrever seu nível de inglês.
A adoção do CEFR também está crescendo fora da Europa, com alguns países da Ásia e da América Latina adotando-o em seus sistemas educacionais.
Como posso saber meu nível CEFR?
A melhor maneira de descobrir seu nível de CEFR é fazer um teste padronizado bem elaborado. Em inglês, o EF SET é a melhor escolha por ser gratuito e o primeiro teste padronizado a ser totalmente alinhado ao CEFR. Você precisará reservar 50 minutos para concluir o teste e descobrir seu nível de CEFR.
Os testes de avaliação de inglês mais comuns agora fornecem a equivalência do CEFR. Para outras avaliações de idiomas, verifique com o órgão oficial de ensino do idioma na Europa, por exemplo, a Alliance Française para o francês, o Instituto Cervantes para o espanhol ou o Instituto Goethe para o alemão. As avaliações de idiomas não europeus estão fornecendo equivalências CEFR, como o teste de proficiência em chinês HSK.