Quanto tempo leva para aprender inglês fluentemente?
Quanto tempo leva para aprender inglês fluentemente? Aprender um idioma pode ser como escalar uma montanha enorme. Não é tão ruim quando você começa, mas quanto mais alto você sobe, mais difícil o terreno se torna. Você fica cansado, sem fôlego e não sabe se vale a pena continuar. As coisas não estão indo bem e você está ficando desanimado.
Quando isso acontece, pode realmente ajudar ter uma noção mais realista do trabalho envolvido e da direção que você deve seguir. Dessa forma, você pode se preparar para a grande caminhada e recuperar suas energias. E tenho boas notícias: se você está lendo essa postagem, está quase lá! Você só precisa seguir em frente.
Nesta postagem, vou falar sobre quanto tempo leva para a maioria das pessoas aprender inglês e dar alguns conselhos sobre como aprender inglês rápido!
Primeiro, alguns fatores que tem que ser considerados
Então, quanto tempo realmente vai demorar? Depende sobre qual aluno você está perguntando.
De acordo com o English UK, geralmente leva 120 horas para cada nível de fluência em inglês. Mas se você perguntar a Cambridge ESOL, leva cerca de 200 horas por nível. Ou seja, 8 meses para cada nível.
Uma coisa com a qual os profissionais concordam é que existem certos fatores que influenciam o quão difícil o inglês será para alguém.
Como sua língua nativa é semelhante ao inglês.
Se você fala alemão, português, espanhol ou francês, provavelmente será fácil aprender inglês! Mas se você fala uma língua muito diferente, especialmente uma língua que não pertence à família das línguas românicas (como chinês, japonês ou árabe, por exemplo), aprender inglês será muito mais difícil.
Que outras línguas você conhece.
Se você já conhece mais idiomas do que sua língua materna, aprender inglês não será muito difícil (não importa qual seja sua língua nativa). Isso ocorre porque você já treinou seu cérebro para captar novos padrões de linguagem. ou melhor, uma vez que você aprende um novo idioma, todos os novos idiomas subsequentes são fáceis de aprender. E se os idiomas que você aprendeu forem semelhantes ao inglês, é melhor ainda.
Quanto tempo e dinheiro você pode investir no aprendizado.
Se você passar seis ou mais horas por dia aprendendo inglês, aprenderá muito mais rápido do que alguém que estuda apenas uma hora ou menos. além do mais, investir em cursos de idiomas ou em melhores ferramentas de aprendizagem pode ajudar de forma significativa no seu processo de aprendizagem!
Como você é dedicado e motivado.
Se você não tem um objetivo final ou não é realmente apaixonado pelo idioma, provavelmente não irá muito longe. É importante ter um objetivo (ou uma gama de objetivos) para ajudá-lo, e é ainda melhor se você puder encontrar maneiras de amar aprender inglês.
Sua exposição cotidiana ao idioma.
Quanto mais exposição ao inglês você tiver a cada dia, mais rápido você aprenderá. Se você está lutando para progredir, você pode querer começar a implementar conteúdo em inglês em sua rotina diária. Ouça música em inglês, leia livros, veja filmes no Netflix ou encontre um canal em inglês no YouTube para seguir!
Quão eficazes são suas ferramentas e métodos de aprendizagem.
Quando você usa as melhores ferramentas disponíveis e aprende da maneira que funciona para você, você absorve muito mais informações! Eu recomendo fazer uma pequena pesquisa sobre estilos de aprendizagem, para que você possa tomar decisões de estudo mais eficazes com base em como você prefere aprender.
Sua idade
As crianças tendem a ter mais facilidade de aprender línguas muito mais eficazes do que os adultos. Seus cérebros são mais hábeis e limpos em adquirir novas informações em geral, enquanto o cérebro adulto tem mais dificuldade em aprender coisas novas. Meu conselho: se você é jovem e quer continuar melhorando seu inglês, aproveite sua juventude enquanto pode. Mas se você está aprendendo inglês como um adulto, não se desespere: você ainda pode progredir e até mesmo aperfeiçoar suas habilidades no Inglês! Só vai demorar um pouco mais.
- Atingindo o nível de iniciante (CEFR A1 – A2)
Nível A1
Tempo: Aproximadamente 70 horas de estudo regular.
Pontos e habilidades da linguagem:
Entende frases básicas
Cumprimenta-se e apresenta-se
Envolve-se em conversas curtas (quando a outra pessoa fala lenta e claramente).
Nível A2
Tempo: Aproximadamente 180-200 horas de tempo regular de estudo. Sendo quase um ano e meio.
Pontos e habilidades da linguagem:
Entende frases usadas com frequência
Troca informações básicas
Fala sobre coisas de relevância imediata sem muitos problemas.
Como aprender mais rápido
- Estabeleça uma meta clara. O que você quer ou precisa do idioma? Certifique-se de que seus objetivos sejam gerenciáveis e que estejam de acordo com seus motivos para estudar.
- Faça flashcards. Os flashcards que você cria devem ter algo a ver com seu objetivo. Nesse caso, você provavelmente desejará memorizar palavras que têm a ver com conversas básicas e com a vida cotidiana.
- Pratique o listening. Além dos podcasts e vídeo-aulas do EnglishClass101, eu recomendo que você escute passivamente. Assistir programas de TV em inglês, ouvir músicas de um gênero que você gosta ou sintonizar um podcast de seu interesse. Alguns minutos por dia podem realmente somar.
Atingindo o nível intermediário (CEFR B1 – B2)
Nível B1
Tempo: Aproximadamente 350-400 horas de tempo regular de estudo.
Pontos e habilidades da linguagem:
Compreende os pontos principais sobre coisas familiares
Possui o vocabulário necessário para viajar
Produz um texto simples
Expressa sonhos, planos e eventos
Nível B2
Tempo: Aproximadamente 500-600 horas de estudo regular.
Pontos e habilidades da linguagem:
Compreende textos mais complexos (resumo + concreto + técnico)
Participa de conversas cada vez mais fluentes
Escreve um texto claro
Expressa e apoia opiniões.
Como aprender mais rápido
Você está se perguntando como aprender inglês corretamente nesta fase? Aqui estão algumas dicas para você.
- Continue expandindo seu vocabulário. Faça mais flashcards e estude-os regularmente. Você pode achar útil etiquetar os itens em sua casa ou escritório com seus nomes em inglês. Isso o exporá ao vocabulário o dia todo, todos os dias, e o ajudará a associar a palavra ao que ela é.
- Pratique o listening e o writing. Ouça coisas em inglês que tenham a ver com seus interesses e objetivos no idioma e escreva em inglês sempre que puder. Você quer abrir um restaurante nos EUA? Ouça podcasts de culinária e crie um blog de culinária em inglês. Isso o ajudará a aprender palavras e frases que correspondem aos seus objetivos.
- Pratique o reading. Comece com textos mais simples e vá aumentando. Também é importante ler coisas de seu interesse e em um formato com o qual se sinta confortável. Se você gosta de ler revistas em seu idioma nativo, tente lê-las em inglês; se você gosta de ler romances de ficção, experimente um romance inglês mais curto.
- Trabalhe na sua pronúncia. Se ainda não o fez, agora é a hora de levar a sério a sua pronúncia. Mesmo com um vocabulário forte, sua fala irá falhar se sua pronúncia não estiver correta. Uma boa maneira de começar é lendo palavras do vocabulário em voz alta e comparando sua pronúncia com a de um falante nativo.
Atingindo o nível avançado (CEFR C1 – C2)
Nível C1
Tempo: Aproximadamente 700-800 horas de estudo regular.
Pontos e habilidades da linguagem:
Compreenda textos mais longos e complexos e seu significado implícito
Tem comunicação fluente / espontânea com outras pessoas e se expressa.
Use o idioma inglês de maneira flexível
Produz texto claro e detalhado com excelente domínio de todos os aspectos gramaticais
Nível C2
Tempo: Aproximadamente 1000-1200 horas de estudo regular.
Pontos e habilidades da linguagem:
Entende quase tudo que ouve e lê em inglês
É capaz de resumir textos ou conversas
Reconstroe argumentos
Incorpora perfeitamente nuances linguísticas na comunicação espontânea
Como aprender mais rápido
Você está muito perto do domínio total! Aqui estão alguns conselhos sobre como aprender inglês de forma eficaz conforme você se aproxima do nível avançado.
- Escreva textos mais longos e ouça materiais mais longos. Faça anotações quando necessário, faça flashcards e procure palavras em um dicionário, se necessário. À medida que aumenta a quantidade de escrita e audição que você faz, você se torna mais confortável com isso e obtém uma melhor compreensão das nuances.
- Teste a si mesmo e faça testes de simulação. Uma das maneiras mais divertidas de aprender algo é brincar com você mesmo. Nesse caso, você pode se questionar ao longo do dia (ou uma vez por semana) sobre coisas que aprendeu, leu, ouviu ou mesmo disse recentemente! Além disso, você pode encontrar questionários pré-elaborados online para ajudá-lo a encontrar áreas de melhoria. Alguns deles podem até ajudá-lo a se preparar para os principais testes de inglês, como o CPE e FCE.
- Pense em inglês. Essa pode ser a parte mais difícil! Atualmente, estou aprendendo espanhol e coreano, e não é natural para mim pensar nessas línguas. Vai exigir prática, mas vai valer muito a pena. Pensar em inglês fará com que o idioma pareça mais natural para você com o tempo.
- Aprenda as nuances da língua inglesa. Cada idioma tem suas próprias nuances que os estrangeiros acham difícil de aprender. Ao se familiarizar com regras gramaticais pouco conhecidas, exceções ortográficas e frases de efeito, você estará um passo mais perto do domínio total do inglês.
- Pratique falar com falantes nativos. Uma das melhores maneiras de realmente se testar é praticar conversas com falantes nativos de inglês. Isso o exporá a uma linguagem real e cotidiana e lhe dará alguém para ajudá-lo a corrigir seus erros. Se você não mora em um país onde se fala inglês, você sempre pode encontrar grupos de bate-papo online, fóruns de aprendizagem de idiomas ou até mesmo amigos por correspondência para praticar a conversação!
Considerações finais
Espero que esta postagem tenha te mostrado que se tornar fluente em inglês é totalmente viável, mesmo que alguns aspectos do idioma pareçam intransponíveis.
Agora que você conhece alguns dos marcos pelos quais pode esperar, está se perguntando como aprender inglês de forma mais eficaz?
Com o professor Wilford (instagram marciowilfrod2) entende que o inglês tem seus pontos difíceis e que você pode ficar tentado a desistir. Queremos que você saiba que não precisa fazer essa jornada sozinho! Entre em contato com o Professor, pois ele conhece o melhor caminho para o aprendizado.