Três razões porque você ainda não fala inglês
Nesta postagem, iremos abordar um assunto que considero muito importante, pois costumo ler artigos como: oito razões, porque você deve falar inglês; dez passos para a fluência; como aprender inglês online e etc. Vou abordar de forma diferente, oposta à qual você costuma ler. São aspectos que irão tocar na ferida. Isso mesmo: você vai sofrer um abalo, pois nunca lhe falaram a verdade! Pois bem, três razões porque você ainda não fala inglês.
Meu nome é Wilford. Sou professor de inglês com mais de 10 anos de experiência. Já realizei sonhos e vi sonhos serem frustrados no que se refere ao aprendizado da língua. Já ensinei inglês para professores de inglês! Está surpreso? Bem, existem professores de inglês que precisam melhorar o performance, pois o método que utilizo também possui este objetivo; e isso não é um demérito para o aluno já professor de Inglês.
Três razões porque você ainda não aprendeu inglês
Pensando em você, foi que resolvi escrever esse artigo:
Não tem noção da importância de saber inglês
Sei que você pode estar se perguntando: se estou lendo esse artigo, é porque sei da importância do inglês. Certo! Mas se alguém lhe perguntar: “para você, qual é a importância de falar inglês?” Sua resposta seria: “porque me permite arrumar um bom emprego”, lamento: este é um dos motivos que atrapalham. Caso sua resposta seja: “porque consigo conhecer outras pessoas pelo mundo”, você já está meio caminho andado. Contudo, só este motivo não lhe faz falar fluente, pois na primeira dificuldade você desiste.
Por que devemos saber inglês?
E se me perguntarem: “por que devemos saber inglês?” – eu diria: porque eu me destacaria em meio a multidão, eu teria o poder de obter conhecimento mais rápido, quanto quem não sabe, não importa qual área, já que eu conseguiria com rapidez este conhecimento. Com tal conhecimento eu dominaria o inglês, me tornaria um líder rápido, dominaria minha área de trabalho, obteria respeito das pessoas e do chefe. Não importa o seu nível acadêmico – se é engenheiro, advogado, cientista, historiador, jornalista ou psicólogo – o seu conhecimento é limitado por não saber inglês. A imagem abaixo ilustra bastante o que estamos falando.
O tempo que leva para aprender inglês é um dos motivos
A expressão “o apressado como cru” pode ser reescrito como “o apressado não aprende inglês”. Isso mesmo: um dos maiores motivos para alguém não falar inglês é o tempo! Tal ocorre, porque somos bombardeados pela internet e mídia com promessas mirabolantes como “aprenda a falar inglês em 3 meses”; “fale fluente em 6 meses.” Os alunos caem nessas mentiras, ficam fadados, se frustram e não avançam no aprendizado.
Aprender um idioma pode ser como escalar uma montanha enorme. Não é tão ruim quando você começa, mas quanto mais alto você sobe, mais difícil o terreno se torna. Você fica cansado, sem fôlego e não sabe se vale a pena continuar. O tempo médio para dominar um idioma é de 3 a 4 anos, sendo 700 horas de aula. Se você quiser saber mais, preparamos um artigo com o título “Quanto tempo leva para aprender inglês fluentemente?” Nessa postagem você vai tirar todas as suas dúvidas e não se frustram mais.
A condição financeira também é um fator relevante
Parece meio óbvio falar que condição financeira é um dos problemas; contudo, dada a realidade do nosso País, onde apenas 57% dos brasileiros recebem apenas um salário fixo, segundo os cálculos do Nexo Jornal.
Um curso de inglês custa em torno de R$ 16.000,00, sendo pago um valor mensal de R$ 350,00 por mês, durante quatro anos! É muito caro? Bem, considerando todos os benefícios que a língua lhe trará, não é caro! Um grande investimento, para se tornar notável na sociedade, com facilidade e rapidez no conhecimento e domínio no mercado de trabalho.
Para concluir, o valor acima não reflete a realidade de todos os Estados Brasileiros, pois aqui, no meu estado, cobro um valor inferior ao acima mencionado.